x

Buscando apoio

Buscando apoio

26/09/2016

Buscando apoio

Apoio e educação contínuos são partes importantes do tratamento eficaz para problemas de memória. O tratamento médico sozinho não é suficiente. A idéia de que se precisa de apoio é muitas vezes difícil de conciliar com o sentimento de independência. Se dá tanto valor a isto que, às vezes é quase impossível pedir ajuda a alguém quando é necessário.

O mito da independência

Por mais difícil de aceitar que seja, a independência completa é apenas um mito. Todas as pessoas dependem umas das outras para ajuda e apoio. Saber quando precisamos de apoio e sermos capazes de solicitar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Encontrar outras pessoas nas quais se apoiar pode ajudar a expandir seu mundo e fazer com que seja mais fácil enfrentar problemas de memória.

Os benefícios de ajuda

Até mesmo se você não é o tipo de pessoa que procurou apoio dos outros no passado, poderia considerar fazer isso agora. Você pode não precisar realmente de apoio adicional agora, mas pode querer usufruir dos benefícios de várias fontes de apoio comunitário. Obter apoio pode proporcionar vários benefícios. Isso pode ajudá-lo a:

    • Engajar-se em uma atividade com significado.
    • Desenvolver uma rotina estruturada e previsível.
    • Socializar com outras pessoas.
    • Aprender como os outros estão lidando com os desafios dos problemas de memória.
    • Fazer exercícios regulares.


Encontrando ajuda na sua comunidade

Na maioria das comunidades, há várias fontes de apoio disponíveis. Aqui estão algumas que você pode considerar.

Grupos de apoio – Grupos de apoio nos quais pessoas em circunstâncias similares se encontram regularmente, para compartilhar sentimentos e ajudar uns aos outros a resolver problemas, em uma atmosfera de apoio e encorajamento. Eles em geral são gratuitos. Para achar um grupo de apoio em sua região:

    • Pergunte a seu médico, enfermeira ou assistente social.
    • Entre em contato com seu hospital local ou centro médico.
    • Ligue para alguma associação ou procure seus endereços na Internet.
    • Ligue para o escritório da Secretaria do Idoso.

Aconselhamento – Lidar com problemas crônicos é dificil. Discutir suas preocupações e sentimentos com um profissional treinado pode ajudar a reduzir o estresse e capacitá-lo a ter novas perspectivas sobre sua situação. O aconselhamento pode ser oferecido por centros comunitários de saúde mental, agências de serviços familiares, terapeutas em consultórios particulares e programas mantidos pela indústria farmacêutica. Em geral, é uma boa idéia encontrar um terapeuta que tenha experiência na área de problemas de memória.

Serviços de transporte especiais – Esses serviços podem ajudar você a ir e voltar de centros diurnos para adultos, consultas médicas e shopping centers.